ANÁLISE SOBRE OS ESTUDOS CIENTÍFICOS DO USO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES NO BRASIL: UM ESTUDO DE REVISÃO.
Palavras-chave:
esteróides anabolizantes, adultos, Brasil,Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar os estudos científicos referentes ao uso de esteróides anabolizantes no Brasil. A pesquisa foi do tipo revisão bibliográfica, utilizando artigos científicos e livros, do período de janeiro de 1990 a setembro de 2010, que abordassem sobre o uso de esteróides anabólicos androgênicos (EAA) no país. Os resultados demonstram que existem poucas pesquisas sobre os EAA, principalmente nas Regiões Norte e Centro Oeste, sendo que não foi encontrado nenhum estudo na Região Nordeste. O perfil da maioria dos usuários de EAA foram adultos jovens com a idade variando de 18 a 29 anos, praticantes de musculação, do sexo masculino, entretanto o uso de tais substâncias tem aumentado entre os adolescentes, assim como não foi encontrado nenhum dado que analisasse o uso de EAA especificamente entre mulheres em nosso país. Já a principal motivação para o uso de EAA foi à estética corporal, contudo, entre os professores de Educação Física, outros motivos predominaram como "marketing pessoal" e desgaste físico no trabalho. Com relação à forma de aquisição dos EAA, os poucos dados encontrados demonstram que a maioria tem acesso por meio da farmácia. Conclui-se que mais pesquisas sejam realizadas sobre a prevalência do uso EAA em homens, adolescentes, e principalmente entre mulheres no Brasil, identificando o perfil, a motivação para uso de tais substâncias e a forma de acesso aos EAA, pois o uso indevido dos EAA está se tornando um problema de saúde pública.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-01-11
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ANÁLISE SOBRE OS ESTUDOS CIENTÍFICOS DO USO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES NO BRASIL: UM ESTUDO DE REVISÃO. (2011). Fiep Bulletin - Online, 81(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/353