DIRECIONANDO O OLHAR PARA A SAÚDE DA MULHER: TENDÊNCIAS DE ESTUDOS CIENTÍFICOS A CERCA DA TEMÁTICA ABORTO
Palavras-chave:
Mulher, Aborto provocado, Aborto espontâneoResumo
O aborto ainda constitui um problema de saúde pública e é um dos temas de maior destaque nas discussões que envolvem a área da saúde da mulher. Trata-se de um assunto polêmico que articula diversas posições e conflitos pessoais, culturais, religiosos e sociais. Esse estudo tem por objetivo analisar os índices de estudos a cerda da temática aborto provocado/aborto espontâneo. Trata-se de um estudo do tipo revisão sistemática realizado através levantamento bibliográfico acerca da temática aborto provocado/aborto espontâneo, nas bases de dados LILACS, MEDLINE, ADOLEC, e BDENF. Após aplicar os critérios de inclusão, obteve-se uma amostra de 14 estudo sobre o descritor aborto provocado, e 23 sobre o descritor aborto espontâneo, totalizando-se assim, 37 estudos. No que diz respeito os anos que os mesmo foram publicados, ressalta-se 2005 com 100% na BDENF, 53.86% na LILACS, 50 na ADOLEC e 40 na MEDLINE, do descritor aborto espontâneo, já em relação a aborto provocado, o ano q teve maior destaque foi 2009 com 50% na MEDLINE, 50% na BDENF, 25% no LILACS e 50% na ADOLEC. No que tange as regiões que as mesma foram encontradas destaca-se a região centro-oeste com 28.52% do descritor aborto induzido, e 34.78% em relação a aborto espontâneo. Dentre as publicações encontradas do tema aborto espontâneo 43.43% era de outras abordagens, sem ser qualitativa ou quantitativa, e sobre aborto provocado encontra-se 50% com outro tipo de abordagem metodológica. Assim conclui-se que o tema em foco ainda precisa ter, mas estudos científicos, possibilitando assim maiores discussões em meios científicos.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-01-11
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
DIRECIONANDO O OLHAR PARA A SAÚDE DA MULHER: TENDÊNCIAS DE ESTUDOS CIENTÍFICOS A CERCA DA TEMÁTICA ABORTO. (2011). Fiep Bulletin - Online, 81(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/344