SITUAÇÃO ATUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PORTADORES DE HIV NO BRASIL
Palavras-chave:
HIV, criança, políticas de saúde,Resumo
Este é um estudo descritivo do tipo revisão de literatura integrativa. O levantamento de dados foi realizado nos bancos de dados LILACS, livros e informações on-line, tendo-se como as palavras-chave, Aids; HIV; criança; adolescente e políticas de saúde. O objetivo da pesquisa foi discutir por meio da literatura científica a situação atual das crianças e dos adolescentes com HIV/Aids no Brasil, bem como as políticas públicas e programas de atenção a saúde, direcionadas a elas. Como resultado identificou-se que a Aids impacta a qualidade de vida de crianças e jovens, que podem passar por sucessivas perdas do convívio com os pais e, eventualmente, de seus parentes. Estudos no Brasil têm mostrado que o número de crianças em idade escolar e adolescentes vivendo com HIV, nos serviços, é crescente, em decorrência do aumento do tempo de sobrevida. Considerando o quadro atual da Aids no país e as condições de vulnerabilidade social das crianças e dos adolescentes frente à epidemia, o Programa Brasileiro de DST/Aids traçou como metas a redução da incidência do HIV/Aids; ampliação do acesso ao diagnóstico, ao tratamento e à assistência; e o fortalecimento das instituições públicas e privadas responsáveis pelo controle da Aids. É importante enfatizar que a experiência brasileira acumulada no campo do HIV/Aids tem mostrado que a construção de políticas públicas articuladas para a promoção da saúde e prevenção à Aids deve levar em consideração a pobreza, a violência e as desigualdades sociais e regionais, além da complexidade de temas como sexualidade e o uso de drogas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-01-11
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
SITUAÇÃO ATUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PORTADORES DE HIV NO BRASIL. (2011). Fiep Bulletin - Online, 81(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/343