PRECOCIDADE NA GINÁSTICA RÍTMICA: QUANTO MAIS CEDO MELHOR?
Palavras-chave:
precocidade, ginástica rítmica, longevidade atléticaResumo
O estudo teve como conjectura analisar os efeitos da iniciação precoce em ginastas da modalidade de ginástica rítmica, bem como relacionar a idade de início da sua formação como ginasta com o seus resultados e com o final de sua carreira esportiva. A partir dos dados levantados pudemos concluir que os efeitos da iniciação precoce em ginastas da modalidade de ginástica rítmica são diversos e que variam de ginasta para ginasta, levando-se em consideração o principio da individualidade biológica que envolve a hereditariedade, biotipo e aspectos socio culturais, onde se inclui o locus e o modus vivendi da ginasta. Como resposta à nossa principal indagação, os dados nos levam a afirmar que ginastas que iniciaram mais cedo apresentam longevidade atlética e resultados em campeonatos que superam as ginastas que iniciaram mais tarde.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
PRECOCIDADE NA GINÁSTICA RÍTMICA: QUANTO MAIS CEDO MELHOR?. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3423