AS CONTRIBUIÇÕES DA DANÇA GAÚCHA DE SALÃO PARA AS RELAÇÕES ENTRE GÊNEROS A PARTIR DE AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
Palavras-chave:
Educação Física, Dança, GêneroResumo
Observando algumas aulas de Educação Física escolar percebe-se que há uma grande distância entre a teoria e a prática, pois na teoria deve-se propiciar uma aula de Educação Física para todos, onde meninos e meninas participem juntos, mas o que se presencia nas aulas de Educação Física são meninos pra cá e meninas pra lá. Desta forma, esta pesquisa busca verificar as contribuições da dança gaúcha de salão para as relações entre gêneros a partir de aulas de Educação Física aplicadas para alunos do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Castelo Branco do município de São Miguel do Iguaçu PR. Este estudo foi realizado através de pesquisa pré-experimental, no município de São Miguel do Iguaçu, nas dependências do Colégio Estadual Castelo Branco, nas aulas de Educação Física de uma turma de 7ª série do turno da manhã com 34 alunos. Foi realizada através de observações antes e depois das aulas práticas de dança e realização de entrevistas com os professores da turma, depois da aplicação das aulas. Foram aplicadas 10 aulas práticas de Educação Física, entre os meses de março a maio, envolvendo o conteúdo dança, sendo aproximadamente, 4 aulas por mês. Os instrumentos que foram utilizados para a coleta de dados são: entrevista semi estruturada com roteiro não fixo; fichas de observação; gravador; fotos; teste piloto. A análise de dados foi de forma qualitativa através de análise de conteúdo, por meio de categorização das respostas. A partir da analise dos dados, podemos concluir que a dança gaúcha de salão pode contribuir para uma melhor relação entre gêneros na escola, estimulando e promovendo a prática das danças do sul e resgatando valores culturais.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
AS CONTRIBUIÇÕES DA DANÇA GAÚCHA DE SALÃO PARA AS RELAÇÕES ENTRE GÊNEROS A PARTIR DE AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3408