DISLIPIDEMIAS: UMA ABORDAGEM PRÁTICA
Palavras-chave:
Dislipidemias, qualidade de vida, dieta nutricional, exercícios físicosResumo
As Dislipidemias estão relacionadas a uma anormalidade nos níveis e no metabolismo dos lipídios e das lipoproteínas no sangue, com o risco de desenvolvimento de doença coronariana. Estas estão relacionadas à propensão genética, a alimentação rica em gorduras e ao sedentarismo, que juntamente dão origem ao aumento de peso e ou sobrepeso que em sua decorrência, acabam por prejudicar a qualidade de vida. Porém, as dislipidemias, que acometiam geralmente adultos, têm sido diagnosticadas cada vez mais precocemente em crianças e adolescentes em decorrência da vida sedentária associada ao histórico familiar de DAC (Doença Arterial Coronariana). A metodologia empregada na elaboração deste texto foi a de revisão bibliográfica. A conclusão evidenciou que a ingestão de dieta balanceada e exercícios físicos regulares e, em casos mais graves, o uso de medicamentos podem equilibrar esta situação de dislipidemias em crianças e adolescentes. A redução no LDL-colesterol e o aumento nos níveis de HDL-colesterol acompanhados e orientados pelos profissionais da saúde propiciam redução no risco cardiovascular e uma vida adulta com maior qualidade de vida.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
DISLIPIDEMIAS: UMA ABORDAGEM PRÁTICA. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3406