CONHECIMENTO DE PORTADORES DE HIPERTENSÃO ARTERIAL ACERCA DE SEU TRATAMENTO
Palavras-chave:
Hipertensão, Conhecimento, Tratamento,Resumo
A hipertensão arterial é o principal fator de risco de morte entre as doenças não transmissíveis, mostrando relação direta e positiva com o risco cardiovascular. Entretanto, apesar dos progressos na prevenção, no diagnóstico e no tratamento ainda é um importante problema de saúde pública. Investigar o conhecimento dos pacientes portadores de hipertensão arterial sobre o tratamento adotado para o mesmo é nescessario para saber se seus conhecimentos estão de acordo com as corretas orientação. Realizado estudo transversal em que a amostra totalizou 72 pacientes hipertensos. A coleta dos dados foi através da realização de entrevistas, na Unidade Básica de Saúde José Leite Rolim Cajazeiras/PB, por meio de roteiro de perguntas. Os dados obtidos foram analisados quantitativamente, a luz da literatura pertinente. A amostra foi caracteriza por um bom percentual de hipertensos com faixa etária inferior a 40 anos (34,71%), quase a metade da amostra tem relacionamento permanente (49,99%) ,um grande percentual tem o grau de escolaridade para nível médio e mais (48.86%), a grande maioria tem renda de até 2 salários mínimos (83.32%). A grande maioria (75%) desconhece o real significado da hipertensão arterial, atribuindo conceitos a partir de seus valores e crenças; uma pequena minoria (18%) descobriram sua doença em consulta de rotina; o tratamento mais conhecido por eles são o medicamentoso e a diminuição da dieta (100%) da amostra, com uma frequência de (22,78%); quanto as medidas adotadas a menos valorizada foi a prática de atividade física (8,84%). (22,48%) referiram como principal dificuldade de seguir o tratamento a adaptação a medicação e como facilidade aquisição da medicação através da unidade de saúde (48%) Muitos pacientes relataram não terem dúvidas quanto ao tratamento (45,26%). Constatou-se que pacientes hipertensos não sabem ao certo o que é a hipertensão, mas eles têm um bom conhecimento a cerca de seu tratamento, isso é demonstrado pelas poucas dúvidas que surgiram durante as entrevistas. De acordo com os achados percebemos haver a necessidade de buscarmos medidas educativas que influenciem, verdadeiramente, o comportamento dos pacientes hipertensos, no sentido de mudanças nos hábitos e estilo de vida. Além da criação de grupos de hipertensos para que dúvidas e dificuldades sejam debatidas, e pela troca de experiência seja possível o despertar de uma melhor consciência sobre a doença.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-01-11
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
CONHECIMENTO DE PORTADORES DE HIPERTENSÃO ARTERIAL ACERCA DE SEU TRATAMENTO. (2011). Fiep Bulletin - Online, 81(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/339