CAMINHADAS POR LAZER NA NATUREZA: DAS EXPERIÊNCIAS DE ENVOLVIMENTO À ESPIRITUALIDADE
Palavras-chave:
caminhada, lazer na natureza, lazer e espiritualidadeResumo
Valores como razão, conhecimento e ciência foram importantes critérios de avaliação da mentalidade do progresso das sociedades humanas até o século passado. A partir do século XIX, a idéia de progresso, marcante no Ocidente, num sentido de desenvolvimento de aspectos materiais, morais e espirituais, parece estar sendo redefinida levando em consideração os novos enfoques relacionados à modernidade, à valorização do indivíduo, à construção do eu, à espiritualidade, à moralidade e à religião. Considerando o contexto atual de valorização do meio-ambiente, de reencantamento de atividades ligadas às práticas na natureza e dos múltiplos sentidos dados a essas práticas surge o objetivo que dá origem a este estudo: analisar a presença da idéia de espiritualidade em atividades consideradas de lazer, realizadas em contato com a natureza. Esta é uma pesquisa descritiva, exploratória e qualitativa. Os dados foram coletados a partir de duas teses realizadas no Programa de Pos Graduação da UGF (PPGUGF), no Rio de Janeiro, vinculadas à linha de investigação Lazer, Cultura e Esporte de Aventura (PASSOS, 2004; CARDOSO, 2006). O referencial teórico apoiou-se em Almeida (2008), Heintzman (2000; 2003), Deschenes (2002), entre outros autores. As conexões existentes entre lazer, espiritualidade e sensibilidades inscritas no corpo tornam possível pensar em uma espiritualidade lúdica e corporal expressa pelos caminhantes peregrinos ligados aos movimentos mais tradicionais como o do Caminho de Santiago de Compostela ou ao trekking escolhido como forma de lazer. A interconexão entre os componentes do lazer: tempo, atividade na natureza e atitude; e a espiritualidade oferecem condições de suscitar a harmonia na vida desses caminhantes.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
CAMINHADAS POR LAZER NA NATUREZA: DAS EXPERIÊNCIAS DE ENVOLVIMENTO À ESPIRITUALIDADE. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3387