MENINAS SKATISTAS: UM ESTUDO DA PERFORMANCE, DESAFIOS E SUPERAÇÕES
Palavras-chave:
skateboard, gênero, corpo, riscoResumo
Este artigo tem por finalidade discutir a presença das meninas num reduto antes exclusivamente masculino o skateboard. Os objetivos: (a) discutir a presença da tribo das meninas que optaram por pranchas de skate e freqüentam um cenário dominado por meninos; (b) discutir performance a partir de seus desempenhos; e (c) evidenciar os elementos simbólicos que emergem dos discursos veiculados na tribo de meninas skatistas. O estudo de natureza qualitativa analisa os discursos das meninas mediante a Análise do Discurso (AD), de Orlandi (2001) associada à técnica projetiva de Associação de Idéias. A técnica tem a finalidade de estudar as associações mentais, ajudando ao pesquisador a penetrar na subjetividade do sujeito e captar-lhe o simbólico. Foram entrevistadas 10 meninas e analisados blogs específicos ao tema. Concluiu-se que as meninas skatistas, ao escolhem seus esportes longe dos sonhos de muitas mães, aderem ao deslize em pranchas de skate por rampas e ruas da cidade. Tal atração se assemelha a uma aventura, na qual as praticantes imprimem a seus atos o verdadeiro sentido desafiador, superando inclusive todas as barreiras que a sociedade lhes impõe. Abençoadas por Ártemis são dotadas de grande força: a independência, a autonomia e a vontade de realizar coisas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
MENINAS SKATISTAS: UM ESTUDO DA PERFORMANCE, DESAFIOS E SUPERAÇÕES. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3386