DISTRIBUIÇÃO DA GORDURA CORPORAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Palavras-chave:
Gordura corporal, crianças, adolescentesResumo
O presente estudo teve como objetivo realizar uma análise descritiva da distribuição da gordura corporal de estudantes do município do Rio de Janeiro. A amostra deste estudo foi constituída de 213 escolares, sendo 122 do gênero masculino (12,26 ± 1,48 anos) e 91 do gênero feminino (12,57 ± 1,29 anos). A coleta dos dados foi realizada em escolas das redes pública e privada de ensino, durante as aulas curriculares de Educação Física mediante a autorização dos responsáveis. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética do Hospital Clementino Fraga Filho da UFRJ. A composição corporal foi estimada através do método antropométrico proposto pela ISAK, mensurando a espessura de dobras cutâneas, estatura e massa corporal total. A análise estatística foi realizada no programa SPSS 13.0 para Windows. Observou-se que em ambos os gêneros, a regiões da coxa, abdominal e subescapular apresentaram, para todas as idades, um valor mais elevado para espessura de dobras cutâneas do que as demais regiões corporais, sendo mais expressivos para o gênero feminino.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
DISTRIBUIÇÃO DA GORDURA CORPORAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3376