ALCOOLISMO: DA DEPENDÊNCIA AOS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA
Palavras-chave:
alcoolismo, dependência, abstinência, Atividade físicaResumo
A história da humanidade nos mostra o gosto constante que o homem em geral tem pela bebida alcoólica. Desde sempre são mais preferidas que as outras, pelo seu efeito tônico e euforizante, para aliviar a angústia e para liberar o que está reprimido. Grande parte da polução, sem distinção de sexo, acredita que sua “performance” ou “bom desempenho físico” tem sua causa na ingestão de bebida alcoólica. O uso de bebidas alcoólicas é tão antigo quanto a própria humanidade. Beber moderada e esporadicamente faz parte dos hábitos de diversas sociedades. Determinar o limite entre o beber social, ou o uso abusivo ou nocivo de álcool e o alcoolismo (síndrome de dependência do álcool) são por vezes difícil, pois esses limites são tênues, variam de pessoa para pessoa e de cultura para cultura. O alcoolismo ou SDA (Síndrome de Dependência do Álcool) é hoje uma das doenças com conseqüências físicas e sociais mais danosas, “que leva o individuo a desenvolver problemas biológicos, sociais ou psicológicos”. O presente artigo apresenta algumas complicações acerca do uso excessivo de álcool e os benefícios da atividade física como tratamento auxiliar, não farmacológico, na recuperação dos órgãos afetados pelo uso do álcool. Identificando-se assim uma nova proposta para reabilitação das pessoas acometidas por esta patologia. Objetiva-se ainda a abertura de uma pesquisa mais aprofundada nas questões que permeiam este estudo.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ALCOOLISMO: DA DEPENDÊNCIA AOS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3362