ANÁLISE DO IMC PRÉ E PÓS INTERVENÇÃO FISIOTERÁPICA AQUÁTICA EM OBESOS MÓRBIDOS PRÉ CIRÚRGICOS BARIÁTRICOS
Palavras-chave:
Fisioterapia Aquática, IMC, Cirurgia BariátricaResumo
Introdução Obesidade é um excesso de gordura corporal que freqüentemente causa significativo dano à saúde. O parâmetro mais utilizado para mensuração da obesidade é o Índice de Massa Corporal (IMC). A obesidade mórbida é estabelecida quando o IMC é superior a 40 kg/m2 (em média 45kg acima do peso ideal). Objetivo: Avaliar a repercussão da fisioterapia aquática no IMC de pacientes obesos no pré-operatório de cirurgia bariátrica. Metodologia O tratamento foi realizado no Centro de Reabilitação da Faculdade Assis Gurgacz - FAG, nos ginásios de Fisioterapia Cardiopulmonar e piscina terapêutica no período de junho a outubro de 2010. A amostra foi composta por 3 mulheres de 18 a 50 anos, avaliadas previamente pelo médico gastroenterologista, devidamente encaminhadas a FAG para tratamento fisioterapêutico e liberadas para a prática de atividade física em piscina terapêutica, onde todas encontravam-se na fila para realização de cirurgia bariátrica. A primeira e a última sessão foram utilizadas para realizar a avaliação e a reavaliação dos pacientes. A análise estatística dos resultados foi elaborada por porcentagem simples e cálculo da média. Resultados: Este estudo não respondeu aos objetivos da pesquisa, onde não houve diminuição do IMC pós intervenção fisioterapêutica aquática. Conclusão: Conclui-se que este estudo não gerou resultados significativos para a pesquisa pois não houve diminuição do peso corporal. Sugere-se a repetição do estudo com uma amostra maior de indivíduos e um maior número de atendimentos.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-01-10
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ANÁLISE DO IMC PRÉ E PÓS INTERVENÇÃO FISIOTERÁPICA AQUÁTICA EM OBESOS MÓRBIDOS PRÉ CIRÚRGICOS BARIÁTRICOS. (2011). Fiep Bulletin - Online, 81(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/334