PADRÕES DE ESTÉTICAE SATISFAÇÃO COM IMAGEM CORPORAL
Palavras-chave:
imagem corporal, estética, corporeidadeResumo
Goldenberg (2005, apud BOUDIE,1999) afirma que a imagem do homem é associada a seres fortes, potentes e viris e as mulheres a seres delicados, submissos, apagadas. Para Marsillac e Souza (2006 apud Welsch, 1995), se tornar diferente do padrão social estabelecido é incontestavelmente considerado como inabilidade, sem a possibilidade de ser uma opção própria. Já seguir um modelo “ideal” de corpo torna-se uma tortura em busca de aceitação e perfeição. Diante de tais fatos o presente estudo propõe levantar dados que identifiquem as diferenças entre gêneros no que diz respeito às concepções de estética, assim como relacion-las aos níveis de satisfação com a imagem corporal, de estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos dos Goytacazes em nível de Pós graduação lato - senso. Os dados obtidos foram estudados através de estatística descritiva por percentual. Foram avaliados 100 alunos em nível de pós-graduação(PG). Conclui-se portanto, que diante dos resultados apresentados neste estudo a existência de diferença entre gêneros, tendo o sexo feminino um conceito estereotipado de estética e uma maior preocupação em parecer magra, produzindo uma sensação de desconforto com sua própria imagem. Já o sexo masculino apesar de demonstrarem um padrão de estética que condiz com ditado socialmente, apresenta índices menores de desconforto com o próprio corpo.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
PADRÕES DE ESTÉTICAE SATISFAÇÃO COM IMAGEM CORPORAL. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3336