MENINO QUEM FOI TEU MESTRE? CARACTERÍSTICAS E PECULIARIDADES DA FORMAÇÃO DO MESTRE NAHISTÓRIADACAPOEIRA.
Palavras-chave:
Capoeira, formação, mestre, históriaResumo
Patrimônio Cultural Imaterial brasileiro, a capoeira trás consigo sinônimos de resistência, luta, vadiação e camaradagem. Neste contexto, têm-se como protagonistas, figuras que incorporaram sua prática de tal modo, que suas histórias de vida tornaram-se muito similares a da própria capoeira. Estes verdadeiros atores sociais tiveram processos de formação diferenciados no decorrer dos anos, é sobre as nuances desse processo que se estabelecem as questões norteadoras deste trabalho. Quais são as diferenças dos processos de formação dos Mestres na história da capoeira? Qual a importância dos mesmos perante seus pares? Processos que se distinguem principalmente a partir das primeiras décadas do século xx, momento em que emergem os dois mais reconhecidos e importantes Mestres da história da capoeiragem: Mestre Bimba e Mestre Pastinha, de cujos quais, descreveu-se um pouco acerca de suas trajetórias de vida. De caráter descritivo, apoiado em elementos da oralidade e revisão bibliográfica, o presente artigo visou problematizar a formação do Mestre diferenciando-a pelos estilos Angola e Regional.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
MENINO QUEM FOI TEU MESTRE? CARACTERÍSTICAS E PECULIARIDADES DA FORMAÇÃO DO MESTRE NAHISTÓRIADACAPOEIRA. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3327