EFEITOS DACAMINHADASOBRE AAUTONOMIAFUNCIONALDE MULHERES IDOSAS
Palavras-chave:
Caminhada, Autonomia funcional, IdosoResumo
Caminhar é ideal para trabalhar a função cardiovascular, o nível de condicionamento físico, ajuda na perda de peso e fortalece os músculos das pernas e do bumbum. Ainda reduz a pressão sangüínea, os níveis de colesterol no sangue, o risco de doenças cardíacas, osteoporose, diabetes, stress, entre outros (SOUZA 2001). O objetivo do trabalho é Analisar os efeitos da caminhada sobre a autonomia funcional de mulheres idosas, cadastradas em dois PSF's, na cidade de Juazeiro do Norte CE em um período de doze semanas. A amostra foi composta por 11 (onze) mulheres com idade de 64,82 (+3,48). Submetidos ao protocolo de avaliação da AF do GDLAM, constituído dos testes de caminhar 10 metros (C10M), levantar da cadeira e locomover-se pela casa (LCLC), levantar da posição sentada (LPS) e levantar da posição decúbito ventral (LPDV). Para análise e classificação dos dados recorreu-se a estatística descritiva de média, desvio padrão, máximo e mínimo. E para comparação entre testes, o teste nonparametric test Wilconxon. A distribuição foi realizada em gráficos e tabelas, e as classificações utilizadas serão realizadas após o equacionamento das variáveis. Os resultados antes C10m 6,98 (+0,97), LPS 10,28 (+2,27), LCLC 37,53 (+4,03), VTC 19,11 (+4,08) e LPDV 3,50 (+0,95) e após 12 semanas C10m 6,88 (+1,01), LPS 8,77 (+1,89), LCLC 40,53 (+6,52), VTC 12,19 (+3,09) e LPDV 3,14 (+1,32). Conclui-se que, as idosas praticantes da caminhada, apresentaram pequena diferença na Autonomia Funcional após 3 (três) meses de prática não tendo significância aos cálculos estatístico.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
EFEITOS DACAMINHADASOBRE AAUTONOMIAFUNCIONALDE MULHERES IDOSAS. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3304