AHISTÓRIAÉ COMO UM ORGANISMO: CONCEPÇÕES SOBRE AHISTÓRIADAEDUCAÇÃO FÍSICA.
Palavras-chave:
Metáfora, RetóricaResumo
Este trabalho constitui-se em um desmembramento de uma pesquisa, iniciada no ano de 2006 e apresentada no VI Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, que tinha por objetivo saber se o ensino da história da educação física seguia ou não uma visão historiográfica linear. O material coletado permitiu uma série de levantamentos posteriores que não estavam no escopo daquela pesquisa. No presente artigo, buscamos compreender a concepção que alunos do curso de formação de professores de educação física possuem de história, a partir das respostas de um questionário realizado com 131 alunos de licenciatura de uma universidade federal. Após uma análise baseada nos cânones da retórica, bem como nos trabalhos de lingüística de cognitiva de Lakoff & Johnson (1980, 1999) foi possível identificarmos que 60,30% dos alunos percebem a história como um organismo morto, enquanto 39,70% a percebem como um organismo vivo. Isso indica que as concepções que esses alunos possuem sobre a história são presididas por uma metáfora ontológica: “A história é como um organismo”. Sustentada nessa metáfora orgânica, a narrativa da educação física tem funcionado como um discurso epidítico, que louva (mantém viva) e censura (enterra) tomadas de posição a respeito do que deve ser feito. Isso indica que a história é vista como um percurso determinado cujo fim é conhecido pelo seu narrador/cooptador. Essa concepção acerca da história, contida nos livros didáticos de maior abrangência na área, está presente no discurso destes alunos.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
AHISTÓRIAÉ COMO UM ORGANISMO: CONCEPÇÕES SOBRE AHISTÓRIADAEDUCAÇÃO FÍSICA. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3299