ESTUDO COMPARATIVO SOBRE AINCIDÊNCIADASINDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DAREDE PÚBLICAE PRIVADADE MARINGÁ PR
Palavras-chave:
Síndrome de Burnout, professor, ensinoResumo
Aescola hoje tem sido considerada uma empresa e o professor é, muitas vezes, visto como um funcionário que além de realizar suas tarefas pedagógicas deve realizar inúmeras outras funções, além de sua carga horária. A intensificação dos afazeres do professor tem lhe ocasionado conflitos, pois seu tempo para estudos e atualizações se encontra demasiadamente reduzido. Burnouté o termo utilizado para designar um sentimento crônico de desânimo, apatia e despersonalização que atinge profissionais de várias áreas, principalmente da saúde e educação. Esta síndrome é o resultado do estresse emocional incrementado na interação com outras pessoas. Este estudo visa diagnosticar a presença, as causas, a incidência e o tratamento da Síndrome de Burnout em professores da rede pública e privada de Maringá-Pr. Utilizando procedimentos descritivos, oitenta e dois professores, de ambos os gêneros da rede pública e privada de ensino de Maringá. PR compuseram responderam a um questionário, desenvolvido por Maslach e Jackson (1981) para identificar a síndrome de Burnout. Da amostra pesquisada, 18,29% apresentaram sintomas desta síndrome, sendo que, de uma forma geral, toda a amostra apresentou algum sintoma de Burnout. Amaioria dos professores que apresentaram todos os sintomas da síndrome possuíam entre trinta e um e quarenta anos de idade e lecionavam a de nove a dezesseis anos. Foi então possível concluir que os professores mais jovens e com menor tempo de magistratura tendem a desenvolver a Síndrome de Burnout devido, principalmente, ao acúmulo de afazeres e também, pela pressão que sofrem no seu ambiente de trabalho.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ESTUDO COMPARATIVO SOBRE AINCIDÊNCIADASINDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DAREDE PÚBLICAE PRIVADADE MARINGÁ PR. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3291