AURICULOTERAPIA NO TRATAMENTO DOS DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO/ LESÕES POR ESFORÇOS REPETITIVOS (DORT/LER): “UMA AVALIAÇÃO RETROSPECTIVA"
Palavras-chave:
DORT/LER, Auriculoterapia, DorResumo
Definidos como um fenômeno relacionado ao trabalho os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho/ Lesões por esforços repetitivos (DORT/LER) correspondem a um grupo de afecções musculoesqueléticas que tem como aspecto comum a dor e as incapacidades funcionais temporárias e permanentes. Tidos como um grupo de afecções de difícil diagnóstico e tratamento, uma vez que O presente estudo teve por objetivo verificar e avaliar o atual quadro clínico sintomatológico apresentado por 12 indivíduos membros da associação dos portadores de DORT/LER do noroeste do Paraná, de ambos os sexos, com faixa etária entre 34 e 50 anos, acometidos por DORT/LER que participaram de um estudo sobre o uso da Auriculoterapia no tratamento da DORT realizado no ano de 2005, no município de Umuarama, Paraná, Brasil. Os resultados obtidos na reavaliação em 2008 demonstraram que a maioria dos participantes da pesquisa mesmo após um período de tempo tão prolongado do término do tratamento de Auriculoterapia (3 anos) continuaram se beneficiando dos efeitos promovidos pela utilização da técnica no seu tratamento. Sendo possível observar atualmente na amostra estudada uma manutenção e/ou redução significativa da intensidade da dor, uso de medicamentos, freqüência dos sintomas e dos locais de dor, assim como uma manutenção/modificação da sintomatologia e característica da dor entre outros quando comparados os resultados da avaliação inicial e final da época do tratamento no ano de 2005 com os resultados da reavaliação no ano de 2008. Podendo se concluir a partir dos achados da presente pesquisa, que a Auriculoterapia possui efeitos duradouros, contínuos e prolongados, além de ser uma técnica eficaz no tratamento dos casos de DORT/LER.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
AURICULOTERAPIA NO TRATAMENTO DOS DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO/ LESÕES POR ESFORÇOS REPETITIVOS (DORT/LER): “UMA AVALIAÇÃO RETROSPECTIVA". (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3281