OS EFEITOS DA EQUOTERAPIA EM PACIENTES COM PARALISIA CEREBRAL
Palavras-chave:
Equoterapia efeitos Paralisia CerebralResumo
A Equoterapia é um método terapêutico, que utiliza o cavalo na reabilitação de pacientes portadores de paralisia cerebral para adequar o tônus muscular, melhorar a postura, e melhorar a realização do automatismo de controle postural e de movimento. A Paralisia Cerebral é a seqüela de uma agressão encefálica, caracterizada por alterações do tônus, da postura e do movimento, que se manifesta nos primeiros anos de vida. Esta pesquisa trata-se de um estudo bibliográfico, exploratório, de caráter analítico e descritivo, contando com a contribuição de muitos autores sobre o tema, de natureza qualitativa, propondo-se uma análise dos efeitos da Equoterapia em pacientes com Paralisia Cerebral. Foram analisados seis artigos, uma tese de mestrado, e duas monografias publicadas no período de 1998 a 2008. Após análise descritiva é possível afirmar que a Equoterapia exerce diferentes efeitos em pacientes com Paralisia Cerebral, podendo citar: o desenvolvimento da autoconfiança, segurança, disciplina, concentração, bem-estar, além de melhorar o relacionamento com outras pessoas, com uma sadia sociabilidade, melhora a sua motricidade, firmeza do tronco e tônus muscular, bem como, controle postural.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
OS EFEITOS DA EQUOTERAPIA EM PACIENTES COM PARALISIA CEREBRAL. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3275