A PERCEPÇÃO, EM RELAÇÃO ÀS PRÓTESES RECEBIDAS, DO CENTRO DE REABILITAÇÃO DA FAG
Palavras-chave:
Próteses, usuários, reabilitaçãoResumo
O centro de reabilitação da Faculdade Assis Gurgacz (FAG) atua desde 2006 como serviço de alta complexidade em reabilitação, através do Sistema Único de Saúde (SUS), na cidade de Cascavel, Paraná, atendendo à população com reabilitação multiprofissional e multidisciplinar e fazendo a dispensação de próteses. Essa pesquisa teve como objetivo identificar a percepção dos usuários do SUS, sobre a prótese recebida pelo centro de reabilitação da FAG, para a verificação de como está a dispensação de próteses, bem como a reabilitação dos usuários. A pesquisa contou com uma amostra de 51 amputados de membros inferiores protetizados que responderam a um questionário. A pesquisa foi realizada entre os dias18/04/2008 à 30/06/2008, todos entrevistados foram escolhidos aleatoriamente e assinaram o termo de consentimento livre esclarecido. De acordo com os resultados obtidos foi possível verificar que 75% dos usuários fizeram o processo de adaptação à prótese, e 67% estão adaptados à mesma. Da amostra ainda foi constatado que 78% dos usuários usam a prótese diariamente e 82% realizam suas AVD`s com a prótese. A opinião dos usuários em relação ao centro de reabilitação da FAG mostrou que 6% o consideram regular, 61% bom e 33% opinaram que o centro de reabilitação é ótimo. Com os resultados desse estudo pode-se observar que a maioria dos usuários tem uma boa percepção da prótese e da reabilitação oferecida.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
A PERCEPÇÃO, EM RELAÇÃO ÀS PRÓTESES RECEBIDAS, DO CENTRO DE REABILITAÇÃO DA FAG. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3273