PERFIL MORFOFUNCIONAL DOS PRATICANTES DE ACADEMIA DA CIDADE DE GUARAPUAVA-PR
Palavras-chave:
Avaliação Física, Academia, Composição corporalResumo
Hoje em dia, em nossa cidade, ainda é pequena a procura pelas academias, elas não são a opção mais procurada pela população para sua pratica de atividade física diária. As academias na cidade de Guarapuava são procuradas por diferentes motivos, bem como por diferentes perfis morfológicos e funcionais. O propósito do presente estudo foi avaliar o perfil morfofuncional dos praticantes de academias da cidade de Guarapuava-Pr. A amostra foi composta de 100 indivíduos, sendo 50 do sexo masculino e 50 do sexo feminino, com idades entre 20 e 30 anos completas, divididas proporcionalmente entre as academias da cidade. Os avaliados foram analisados em relação ao Índice de Massa Corporal - IMC, gordura corporal e massa livre de gordura, flexibilidade, potência de membros superior e abdominal. Os resultados demonstraram que a gordura corporal está elevada em ambos, mas significativamente maior nas mulheres, a flexibilidade dos avaliados tanto para homens como para as mulheres estão abaixo da média e a força muscular de membros superiores de ambos estão acima da média. Sugere-se que academias atentem para as variáveis gordura corporal e flexibilidade na tentativa de melhorar os componentes da aptidão física de seus alunos.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
PERFIL MORFOFUNCIONAL DOS PRATICANTES DE ACADEMIA DA CIDADE DE GUARAPUAVA-PR. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3263