A FISIOTERAPIA E O CORPO: UMA QUESTÃO DE LINGUAGEM EM MAURICE MERLEAU-PONTY
Palavras-chave:
Corporeidade, Linguagem, FisioterapiaResumo
Tendo em vista o número reduzido de trabalhos que abordam as vivências das pessoas com relação às manifestações corpóreas, mais especificamente na área da fisioterapia, a referida pesquisa, teve por objetivo analisar a compreensão do fisioterapeuta sobre a corporeidade e a linguagem do corpo manifestas no cliente atendido em sessões de fisioterapia. Ao estudar a percepção do fisioterapeuta em relação ao corpo do cliente, reportei-me a Maurice Merleau-Ponty, filósofo francês que estuda a corporeidade, a linguagem e a relação da linguagem com o corpo numa abordagem fenomenológica. A fenomenologia é uma corrente teórico-filosófica e também metodológica, que, no presente estudo, foi explorada tanto nas questões teóricas, quanto na análise dos depoimentos. Realizaram-se entrevistas com 12 fisioterapeutas, aos quais foi aplicada a questão norteadora - “Qual a sua compreensão com relação ao corpo do cliente durante o tratamento fisioterapêutico?” - os depoimentos obtidos como resposta puderam ser analisados por meio da interpretação compreensiva, a fim de iluminar o fenômeno em estudo. Com essa investigação foi possível refletir acerca do significado do corpo para o fisioterapeuta. Corpo enquanto linguagem, meio de comunicação e corpo enquanto corporeidade, corpo físico, psicológico, social e cultural, visto na sua integralidade. A função docente também foi enfatizada, mostrando a preocupação do fisioterapeuta com o aprendizado do aluno sobre a corporeidade. Assim, este estudo poderá fornecer suporte aos fisioterapeutas e demais profissionais da saúde, para um entendimento das manifestações corpóreas, e, a partir disso, também compreender melhor a realidade que envolve a assistência em saúde, proporcionando uma recuperação mais eficaz da enfermidade do indivíduo, que se apresenta para receber atendimento.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
A FISIOTERAPIA E O CORPO: UMA QUESTÃO DE LINGUAGEM EM MAURICE MERLEAU-PONTY. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3256