A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA EM INDIVÍDUOS COM DOENÇA DE ALZHEIMER
Palavras-chave:
Alzheimer comportamento motor exercícios físicosResumo
Este trabalho faz uma revisão de estudos bibliográfica, de maneira indireta e qualitativa. Tem como objetivo compreender como os exercícios regulares podem minimizar ou retardar as características presentes em cada fase evolutiva da Doença de Alzheimer, descrever suas prevalências e relacionar a doença com o comportamento motor. A neurodegeneração cognitiva causada pela doença pode suster seu avanço com diversas técnicas de propostas benéficas para AVD (Atividades de Vida Diária) e exercícios físicos (treinamento aeróbio, força, alongamentos e atividades intelectuais), dando ênfase a áreas da memória ainda preservadas. Desta maneira, a atividade física de longo prazo, são as que proporcionam maiores benefícios em relação ao seu treinamento, duração e intensidade. A cognição afetada pela Doença de Alzheimer pode trazer déficits no equilíbrio postural, aumentar o risco de quedas e fraturas, dificultando a independência do indivíduo. Contudo, observamos que a atividade física é uma opção viável para a estimulação cognitiva e motora, auxiliando como neuroprotetor da evolução precoce da doença.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA EM INDIVÍDUOS COM DOENÇA DE ALZHEIMER. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3226