PERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL DE ADOLESCENTES PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA DE UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA DE ENSINO, RJ.
Palavras-chave:
Adolescentes, Estado Nutricional, Imagem CorporalResumo
Estudos atuais sobre imagem corporal apontam prejuízos relacionados à insatisfação, depreciação, distorção e preocupação com a auto-imagem, fortemente influenciados por fatores sócio-culturais. Esses fatores, associados a influência da mídia, podem acarretar em distúrbios no estado nutricional. Objetivou-se a descrever a percepção de imagem corporal autoreferida e desejada de estudantes adolescentes praticantes de atividade física de uma escola da rede privada de ensino, RJ. Trata-se de um estudo descritivo, realizado com adolescentes matriculados na 5ª e 6ª séries do ensino fundamental, com idades entre 10 e 14 anos, em agosto de 2006. Para a avaliação da percepção da imagem corporal auto-referida e desejada, utilizou-se a Escala de Silhuetas da Figura Humana proposta por Stunkard et al. (1983). A análise estatística foi feita utilizando-se o pacote estatístico SPSS versão 10.0. Dos 50 adolescentes avaliados, 62% eram meninas, com idade média de 11,50,8 anos e os meninos com média de idade de 11,60,8 anos. Ao analisar a imagem corporal auto-referida pela classificação do estado nutricional da escala de silhuetas, detectou-se que 58,1% das meninas se auto-referiram eutróficas, 25,8% com sobrepeso e 16,1% com baixo peso. Quanto a imagem corporal desejada, 71,7% desejavam ser eutróficas, entretanto, 29% gostariam de ter baixo peso. Em relação aos meninos, 57,9% se auto-referiram eutróficos, 31,6% com sobrepeso e 10,5% com baixo peso, entretanto, todos desejavam estar eutróficos. Pôde-se concluir que aproximadamente 60% da população avaliada se autoreferiu ter peso ideal. Contudo, detectou-se entre as meninas, um desejo de ter peso abaixo daquele que elas realmente tinham.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
PERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL DE ADOLESCENTES PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA DE UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA DE ENSINO, RJ. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3225