PROPOSTA DE ADAPTAÇÃO AO MEIO LÍQUIDO EM PACIENTE COM LESÃO MEDULAR
Palavras-chave:
hidroterapia, adaptação, lesado medularResumo
O avanço dos estudos a respeito dos benefícios terapêuticos que o trabalho em ambiente aquático podem trazer, tem se desenvolvido cada vez mais. A hidroterapia passa a ganhar novos olhares e ser apontada como um dos melhores programas de reabilitação multi disciplinar. Embora tenha surgido na antiguidade, seu prestigio é recuperado na década passada, desde então passou a ser alvo de estudos, permitindo o progresso de suas técnicas e melhoria nos tratamentos, sendo um excelente ponto de apoio ao trabalho de reabilitação. A mudança na postura do paciente, seu decúbito ortostático, a redistribuição do volume sanguíneo, as mudanças dos fluxos e pressões circulatórios, são os principais fatores apresentados por este tipo de tratamento. Os efeitos dependeram de cada paciente, e também da imersão, o que inclui o a profundidade da piscina e da pressão hidrostática. O objetivo do presente estudo foi apresentar uma proposta de adaptação ao meio aquático, à uma paciente de 28 anos, que sofreu lesão medular nível T12-L1, analisando durante o período de doze atendimentos, através da mensuração da escala FIM e da avaliação aquática utilizada no setor de hidroterapia da Clínica de Fisioterapia da FAG - Faculdade Assis Gurgacz, a influência da mudança postural e da imersão do corpo na água. Seus resultados foram apresentados através de gráficos e cálculo percentual simples, onde a evolução da escala FIM foi de 9%, em flutuabilidade 40% e rotação 75%. Desta forma, é possível afirmar, que neste estudo, o programa de adaptação ao meio líquido foi favorável.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
PROPOSTA DE ADAPTAÇÃO AO MEIO LÍQUIDO EM PACIENTE COM LESÃO MEDULAR. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3222