TEMPO DE TRABALHO E SUA RELAÇÃO COM DOR NA OPERAÇÃO DE TRATOR AGRÍCOLA
Palavras-chave:
Trabalho sentado, postura e ergonomiaResumo
A mecanização agrícola trouxe as máquinas em forma de substituição da tração animal, melhorando a produtividade e rentabilidade no trabalho. Porém, com o rápido avanço da mecanização, os trabalhadores precisam se atualizar para manuseá-las, sendo que geralmente começam a utilizá-las sem o adequado treinamento, levando a acidentes no campo e inadequações posturais. A maioria dos casos de lombalgia pode ser causada pela manutenção prolongada da postura estática, estabilizando o corpo para a realização de movimentos em velocidade, o que é muito comum também nos trabalhadores agrícolas. Esse estudo tem como objetivo verificar a existência de relações entre dor e desconforto com a carga horária diária de trabalho dos operadores de trator agrícola. coleta de dados foi realizada durante o Show Rural Coopavel 2008, na cidade de Cascavel PR, sendo entrevistados 188 operadores de trator agrícola da região oeste do Paraná, através de um questionário de aplicação direta. Os resultados apontaram que 89,96% desses trabalhadores permanece por mais de sete horas por dia na máquina, tendo a consciência de que não mantêm uma postura adequada durante o trabalho, apresentam altos índices de dor/desconforto, sendo que os locais mais acometidos foram: coluna lombar, pescoço, costas e pernas. O teste Qui-quadrado aponta que há relações significativas entre o cansaço, tempo de trabalho diário e os índices de dor e desconforto. Pode-se concluir que a manutenção da postura sentada por longos períodos, especialmente em posturas inadequadas, pode influenciar no aparecimento de dores e desconfortos aos trabalhadores agrícolas, sendo que as partes do corpo mais referidas são aquelas recrutadas para a manutenção da postura estática.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
TEMPO DE TRABALHO E SUA RELAÇÃO COM DOR NA OPERAÇÃO DE TRATOR AGRÍCOLA. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3221