BAIXO PESO E SOBREPESO EM ADOLESCENTES: UMA PROPOSTA DE CURVA DE REFERÊNCIA PARA UM ESTADO DO NORDESTE BRASILEIRO
Palavras-chave:
Baixo peso, sobrepeso, Curva de referência, Adolescente, Distúrbios NutricionaisResumo
Interferências ambientais são fatores que contribuem para a mudança de situação de um peso saudável para problemas com sobrepeso ou baixo peso. Com o auxilio do método antropométrico, que configura-se como a ferramenta para a criação de instrumentos, baseados em formulações matemáticas com elevado poder diagnóstico de vários distúrbios de crescimento e desenvolvimento, este trabalho, seccional e descritivo, tem como objetivo propor uma curva de referência IMC/Idade para adolescentes do sul do estado de Sergipe, baseada em comportamentos que influenciam o estado nutricional daquela população. A amostra, composta por 648 escolares adolescentes, foi caracterizada como aleatória e proporcional por município, uniforme e estratificada por gênero e idade, intencional por turma e turno de aulas com média de idade de 16,50±1,12 anos. Para a determinação do estado de baixo peso e sobrepeso fez-se uso do IMC e adotou-se como referência de sobrepeso o percentil 85 e para baixo peso o percentil 05. Dos sujeitos que possuem alterações do estado nutricional observa-se uma maior ocorrência de sobrepeso (> 8,50%) em ambos os gêneros e em todas as idades em relação ao baixo peso (< 3,09%). Para determinar a validade dos pontos de cortes propostos, foram realizados testes de sensibilidade e especificidade. Estudos sobre a ocorrência de sobrepeso e baixo peso e suas relações com fatores sócio-econômicos, ambientais e fisiológicos, devem ser realizados em várias regiões, gerando com isso, conhecimento mais adequado de modo a conduzir a adoção mais efetiva de orientações e estratégia de combate aos distúrbios nutricionais.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-01-10
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
BAIXO PESO E SOBREPESO EM ADOLESCENTES: UMA PROPOSTA DE CURVA DE REFERÊNCIA PARA UM ESTADO DO NORDESTE BRASILEIRO. (2011). Fiep Bulletin - Online, 81(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/321