TANATOLOGIA ASPECTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS: UMA BREVE REFLEXÃO
Palavras-chave:
Tanatologia, Artigo histórico, BioéticaResumo
A longa ascensão da ciência permitiu o desenvolvimento de tecnologias num impressionante grau de complexidade e sofisticação, fazendo com que os pesquisadores conheçam os mecanismos íntimos do corpo humano e possibilitem uma maior longevidade. Dessa forma, a doença passou a ser vista como um inimigo a ser eliminado. O resultado existencial último é, evidentemente, a morte, no entanto, esta é evitada como todas as outras questões filosóficas e existenciais. A falta de espiritualidade característica da nossa moderna sociedade tecnológica reflete-se no fato de os profissionais da saúde, à semelhança da sociedade como um todo nega a morte. Dentro do âmbito mecanicista da ciência, a morte não pode ser qualificada, tendo em vista as múltiplas dimensões que envolvem o fenômeno da morte e do morrer. Este artigo objetivou apresentar uma reflexão sobre a tanatologia e suas interfaces, enfocando aspectos relativos à sua historicidade, repercussão cultural e avanço tecnológico. Essas reflexões trazem subsídios que permitem reconhecer que a articulação entre as crenças, saberes e práticas que envolvem a tanatologia sejam contempladas, em diversos momentos de discussões, que envolvem o cuidar em sua essência. Todavia, é necessário que essas articulações não finalizem em si só, mas que sejam construídas com a participação do paciente, da família, dos profissionais de saúde e da própria sociedade organizada.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
TANATOLOGIA ASPECTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS: UMA BREVE REFLEXÃO. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3174