AÇÃO COLETIVA PARA PREVENÇÃO DE RISCOS DE LER/DORT EM ADVOGADOS
Palavras-chave:
advogados, prevenção, Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao TrabalhoResumo
Atualmente, a natureza do trabalho humano proporciona meios de conforto e facilidade para a execução das tarefas, favorecendo uma vida sedentária, movimentos repetitivos e posturas incorretas. O uso do computador favorece o aparecimento de Lesões por Esforços Repetitivos/ Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho devido às características do trabalho. Dentre os advogados, verifica-se que a todos obrigatoriamente fazem uso de computador, permanecendo na postura sentada grande parte da jornada de trabalho, os expondo ao risco de desenvolverem Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. Tal estudo é de cunho quantitativo e de natureza descritiva. Foi realizado no saguão do Fórum Cível de Curitiba, durante o evento da 1ª Semana da Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - seção do Paraná. Foi realizado com 29 advogados que aceitaram responder um questionário e receber orientações sobre os riscos e a forma de prevenção das Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. Consistiu na aplicação de um questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas. Após responderem o questionário os indivíduos foram orientados através de folder sobre postura, posicionamento correto perante o computador e ao carregamento de cargas, neste caso processos. Os resultados foram que 52% dos advogados são sedentários, sendo que 45% trabalham utilizando computadores portáteis; 17% sente-se pouco cansado ao final da jornada de trabalho e 34% muito cansado mentalmente; 79% trabalham na postura sentada e 79% trabalham mais do que 8h por dia. Conclui-se que é de suma importância de ações coletivas para orientação da população quanto à prevenção de Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-01-10
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
AÇÃO COLETIVA PARA PREVENÇÃO DE RISCOS DE LER/DORT EM ADVOGADOS. (2011). Fiep Bulletin - Online, 81(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/317