UM ESTUDO DE CASO SOBRE A MASCULINIZAÇÃO DO CORPO FEMININO E A INCESSANTE BUSCA PELO CORPO PERFEITO
Palavras-chave:
Masculinização, Corpo Feminino, CulturaResumo
A sociedade, em cada época, valoriza um tipo de corpo. Ele é um emblema onde a cultura insere seus signos e/ou brasões. Percebe-se, na contemporaneidade, a relevância de um estudo profundo sobre a luta das mulheres por seus ideais para entendermos como ocorre a apropriação do corpo feminino no esporte. O objetivo deste trabalho foi investigar se há uma descaracterização/masculinização do corpo feminino no meio esportivo. Optou-se por uma pesquisa do tipo qualitativo, realizada sob a forma de estudo de caso, adotando-se o estudo aprofundado de referenciais teóricos e transcrições de entrevistas. Foi entrevistada uma mulher com 29 anos, expraticante de fisiculturismo. De acordo com seu discurso nas entrevistas, ficou evidente a influência dos meios de comunicação na divulgação do corpo idealizado por muitas mulheres, o que contribui freqüentemente para que a busca por um corpo considerado perfeito se acentue. Ficou evidente em muitas falas que as mulheres tratam hoje seus corpos, de uma forma quase que irracional. Infere-se, a partir deste estudo de caso, que muito ainda precisa ser pesquisado e esclarecido. Realmente há uma tendência à descaracterização/masculinização deste corpo e, esta pode ocorrer através da incessante busca pelo corpo ideal e pela grande influência da mídia.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
UM ESTUDO DE CASO SOBRE A MASCULINIZAÇÃO DO CORPO FEMININO E A INCESSANTE BUSCA PELO CORPO PERFEITO. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3153