CORRELAÇÃO ENTRE A QUALIDADE DE VIDA E AS MANIFESTAÇÕES DE QUADRO ÁLGICO, FREQÜÊNCIA CARDÍACA E PRESSÃO ARTERIAL, ANTES E APÓS A PRÁTICA DA GINÁSTICA LABORAL.
Palavras-chave:
ginástica laboral, qualidade de vida, capacidade funcionalResumo
Este estudo teve como objetivo fazer uma correlação entre a qualidade de vida e as manifestações de quadro álgico, freqüência cardíaca (FC) e pressão arterial (PA), antes e após a ginástica laboral em um buffet. Na amostra composta por conveniência de 39 funcionários foi aplicada o Medical Outcomes Study Short Form 36 Healthy Survey (SF-36), colhidas manifestações de quadro álgico através da escala analógica da dor, aferida a freqüência cardíaca (FC) e pressão arterial (PA) antes e após a prática da ginástica laboral, compreendida por sessões de 30 minutos. Através da análise estatística constatouse que em relação às variáveis clínicas de intensidade da dor, freqüência cardíaca e pressão arterial, foi encontrada uma diferença estatisticamente significativa entre os valores medidos antes e depois das sessões de ginástica laboral. Os trabalhadores apresentam uma melhor qualidade de vida nos domínios aspecto físico e emocional (83,33 20,9 e 72,64 28,4 respectivamente). Já os domínios dor e vitalidade apresentaram os piores escores entre os participantes (40,12 11,7 e 55,64 13,2 respectivamente). Em todos os testes estatísticos foi utilizado um nível de significância de 5%. As análises foram realizadas no software estatístico SPSS (Statistical Package for Social Sciences) versão 15.0. Considerando os resultados, foi possível detectar a importância dos domínios da qualidade de vida mensurados no SF-36 durante a jornada de trabalho. A correlação entre as medidas clínicas dos trabalhadores e os oito domínios da variável qualidade de vida apresentou-se significativa entre a capacidade funcional e a média da intensidade da dor. Quanto menor a intensidade da dor, maior a capacidade funcional.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
CORRELAÇÃO ENTRE A QUALIDADE DE VIDA E AS MANIFESTAÇÕES DE QUADRO ÁLGICO, FREQÜÊNCIA CARDÍACA E PRESSÃO ARTERIAL, ANTES E APÓS A PRÁTICA DA GINÁSTICA LABORAL. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3149