ANÁLISE INVESTIGATIVA DA TERAPIA ULTRA-SÔNICA NOS SERVIÇOS DE FISIOTERAPIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO
Palavras-chave:
Qualidade, Teste da Névoa, Ultra-Som TerapêuticoResumo
O ultra-som foi introduzido na prática terapêutica entre os anos de 1930 e 1940 como um recurso termoterápico capaz de produzir calor profundo. Os gerados ultra-sônicos possuem a capacidade de emitir sua energia em dois regimes de pulso, contínuo ou pulsado. A transmissão da onda ultra-sônica ocorre através de um meio acoplador, o gel é o mais perfeito meio acoplador para emissão da energia ultra-sônica. Atualmente o estado de descalibração é desconhecido pela maioria dos profissionais responsáveis pelo UST. Investigar a qualidade da terapia ultra-sônica nos serviços de fisioterapia do estado de Pernambuco. A amostra será composta por 49 serviços de fisioterapia do Estado de Pernambuco. onde se analisou, a partir da aplicação de um questionário e da realização do teste da névoa, o estado aparente do equipamento e a manutenção do UST. O estudo revelou que 87% dos serviços apresentavam caráter particular e cerca de 13% apresentavam caráter público. Quanto ao estado dos equipamentos dos serviços de fisioterapia, foi revelado que 59% dos UST encontravam-se em bom estado e 31% em estado regular. Os resultados encontrados durante a verificação da calibração dos equipamentos a partir da realização do teste da névoa, revelaram que 13% dos aparelhos apresentaram a névoa abaixo de 1.1 w/cm2, 28% apresentaram a formação da névoa entre 1.1 w/cm2 e 1.5 w/cm2, e 28% numa intensidade acima de 1.5 w/cm2. Cerca de 31% dos consultórios apresentaram equipamentos em que a névoa não foi visualizada. De acordo com os resultados deste trabalho observou-se que os aparelhos de UST nos serviços de fisioterapia do estado de Pernambuco estão emitindo uma dosimetria incorreta sugerindo que os mesmos não apresentam os padrões de qualidade estabelecidos pelas normas técnicas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ANÁLISE INVESTIGATIVA DA TERAPIA ULTRA-SÔNICA NOS SERVIÇOS DE FISIOTERAPIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3147