O TRAUMA RAQUIMEDULAR COMO FATOR DESENCADEANTE DA LONGA PERMANÊNCIA HOSPITALAR - ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
TRM, Hospitalização, EnfermagemResumo
O traumatismo raquimedular (TRM) é uma das mais graves síndromes que pode atingir o ser humano, pois causa falência de uma série de funções vitais. Sabendo-se que a hospitalização provoca alterações gerais no paciente e família, consideramos importante identificar bibliografias que retratem o TRM como causa da longa permanência hospitalar. OBJETIVO: Identificar na literatura o TRM como fator de longo tempo de hospitalização e as ações desenvolvidas pela equipe de enfermagem. METODOLOGIA: Busca na literatura dos últimos dez anos a partir das bases de dados da BIREME e LILACS, com os descritores traumatismo da medula espinhal X hospitalização, onde encontramos 02 artigos, e traumatismo da medula espinhal X enfermagem com 21 artigos. Os mesmos descritores foram usados no BDENF, identificando 14 artigos. Para a seleção dos artigos foram considerados os seguintes critérios de inclusão: pacientes neurológicos e que tenham ficado hospitalizados por mais de três meses. RESULTADOS: No Brasil, 40 novos casos anuais por milhão de habitantes com um total de 8 mil casos/ano onde mais de 50% destes necessitam de internação, onde o custo aproximado é de U$ 300, 000, 000,00 por ano. A longa permanência no leito interfere na reabilitação, aumentando o tempo de hospitalização com mortalidade global estimada em 24% o que refletem o grau de cuidados prestados e de conhecimento da enfermagem. Ressaltam a importância do cuidado físico e prevenção de complicações para prevenção da longa permanência hospitalar que tem como principais causas os distúrbios sensitivos e esfincterianos e lesões associadas em outros órgãos ou sistemas. CONCLUSÃO: Consideramos que os artigos que tratam dos prejuízos causados pela longa permanência hospitalar (LPH) são restritos. Geralmente abordam outros fatores como sendo responsáveis pela longa estada do paciente no hospital. Dos textos obtidos apenas dois atribuem como fator de LPH as complicações advindas do TRM como infecções sistêmicas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
O TRAUMA RAQUIMEDULAR COMO FATOR DESENCADEANTE DA LONGA PERMANÊNCIA HOSPITALAR - ESTUDO DE CASO. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3125