AMADA: UM SONHO POSSÍVEL PARA O GRUPO INFANTO-JUVENIL COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA - MACAÉ
Palavras-chave:
deficiência auditiva, crianças, adolescentesResumo
A magnitude social da deficiência auditiva (DA) na população brasileira e suas conseqüências, atenuada pela possibilidade de êxito de intervenção na história natural, fez com que a Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva incentivasse o desenvolvimento de estratégias de promoção da qualidade de vida, educação, proteção e recuperação da saúde e prevenção de danos, protegendo e desenvolvendo a autonomia e a eqüidade de indivíduos e coletividades, com assistência multidisciplinar. O presente artigo objetiva caracterizar a Associação Macaense do Deficiente Auditivo (AMADA). Este projeto tem o apoio do Programa Institucional de Bolsas de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PIBEX-UFRJ), e envolve moradores com DA, da cidade de Macaé/RJ, inscritos na AMADA. A primeira fase do estudo foi realizada entre maio e julho de 2010, que consistiu na capacitação de 02 bolsistas PIBEX-UFRJ e caracterização da instituição. A AMADA foi criada em outubro de 2001, a partir do desejo de uma mãe de um filho com DA em melhorar as condições de vida dos deficientes auditivos de Macaé. A AMADA é uma instituição filantrópica, bilíngue e pioneira no Município para inclusão do DA na sociedade. Promove projetos de inclusão no mercado de trabalho como: “Gente AMADA”; “Novo Olhar” e “Pró Fala” com uma equipe multidisciplinar. Conclui-se que a AMADA atende crianças, adolescentes e adultos com DA, desenvolvendo projetos com uma equipe multidisciplinar preparada para atuar na inclusão social desse grupo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).