PERFIL DE MORBIDADE DOS USUÁRIOS DA DIVISÃO DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE DO DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO SERVIDOR DA PRH/UFRN.
Palavras-chave:
Morbidade, Saúde do Trabalhador, AssistênciaResumo
Estudo epidemiológico do tipo descritivo com abordagem qualitativa que objetiva conhecer o perfil de morbidade dos usuários atendidos no ambulatório da Divisão de Assistência à Saúde DSa, do Departamento de Assistência ao Servidor da UFRN, no ano de 2006. Os dados foram obtidos através do programa software Doctores Office, existente na DSa, exportados para o Microsoft Excel 2003, e analisados pelo Epi-Info versão 6.0. Foram realizados 4.716 atendimento ano, com predomínio de usuários servidores (49,9%), seguido de dependentes (44,7%) e estudante (5,4%). A maioria dos usuários da DSa são do sexo masculino, casados, com faixa etária entre 20 a 59 anos, cor branca, natural da capital e apresentam ocupação profissional compatível com nível médio de escolaridade. Os cinco primeiros grupos de doenças do CID-10, evidentes no estudo, para a população geral, de foram: doenças do aparelho geniturinário, do aparelho circulatório, infecto-parasitária, endócrino e nutricionais, e por último às do sistema osteomuscular. Neste sentido, consideramos a existência de dois perfis de morbidade distintos, onde temos de um lado os servidores com idade média de 43 a 59 anos, com prevalência do sexo feminino e das doenças crônico degenerativas. Do outro lado a população de dependentes e estudantes em que a idade média está abaixo dos 30 anos, apresenta maior predomínio do sexo masculino e as doenças prevalentes são as de caracterização agudo. Portanto conhecermos o perfil dos usuários do DAS, coloca em evidência a necessidade de intervir politicamente para transformação da realidade.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
PERFIL DE MORBIDADE DOS USUÁRIOS DA DIVISÃO DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE DO DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO SERVIDOR DA PRH/UFRN. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3095