LESÕES MUSCULO ESQUELETICAS DECORRENTES DO TRABALHO EM FUNCIONÁRIOS DE UM HOSPITAL PÚBLICO
Palavras-chave:
dor lombar, ergonomia, ambiente hospitalarResumo
Este trabalho teve por objetivo identificar dores músculo-esquelético relacionadas ao trabalho em um ambiente hospitalar, caracterizar as regiões corporais mais acometidas e apresentar os fatores de risco para D.O.R.T.Os sujeitos compreenderam 28 trabalhadores que faziam parte dos setores de enfermagem (posto feminino, posto masculino, isolamento, UTI neonatal, UTI geral, pediatria, maternidade e pronto de socorro), cozinha, manutenção, lavanderia, limpeza e maqueiros. Utilizou-se um questionário contendo perguntas relacionadas a queixas musculoesqueléticas. Dos participantes 95% referiram sentir algum tipo de sintoma osteomuscular, as prevalências desses sintomas nas áreas anatômicas foram: região lombar (44%), MMII (22%), MMSS (17%), região torácica (12%). Verificou-se também; em que momento sentiam mais dor (63% após o termino do trabalho), postura ao realizar atividade dolorosa (53% flexão de tronco) e se realizavam atividade física (64% relatou não praticar nenhum tipo de atividade física). Os resultados obtidos nesta pesquisa demonstram que é elevada a ocorrência de sintomas músculo-esquelético em várias regiões corporais, onde o maior relato de dor foi em região lombar. Verificaram-se também fatores ergonômicos relacionados com as lesões dorsais, tais como equipamentos inadequados, pessoas insuficiente para realizar as mudanças de decúbitos e transferências, macas inadequadas, entre outros. Por fim a importância da ginástica laboral associada à ergonomia que contribui para á melhoria da qualidade de vida, criando espaços que quebram o ritmo e a monotonia do trabalho buscando eficiência e saúde. Por isso, torna-se imperiosa a pratica de medidas de prevenção, como a adequação do mobiliário, atividade física e a ginástica laboral.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
LESÕES MUSCULO ESQUELETICAS DECORRENTES DO TRABALHO EM FUNCIONÁRIOS DE UM HOSPITAL PÚBLICO. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3035