AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM ACADEMIA DE GINÁSTICA: ANÁLISE DOS SEGMENTOS CORPORAIS MAIS ACOMETIDOS.
Palavras-chave:
avaliação fisioterapêutica, academia de ginástica, lesões.Resumo
É cada vez mais evidente a importância dos exercícios físicos na vida das pessoas, para manutenção de uma boa saúde e como prevenção de doenças. Se realizados regularmente, auxiliam na promoção da qualidade de vida e apresentam uma relação inversa com risco de doenças crônico-degenerativas. Mesmo assim, algumas pessoas ainda apresentam certa resistência ou não aceitam tais recomendações a respeito dessa prática. Indivíduos com lesões ou restrições no sistema musculoesquelético estimulam os profissionais da saúde a criar adaptações aos exercícios físicos em academias de ginástica. Esse estudo teve como objetivo analisar os segmentos corporais mais acometidos em uma academia de ginástica através de prontuários de avaliação fisioterapêutica e suas relações com o gênero e idade. Foi realizado mediante a análise de 102 prontuários, sendo que a articulação do joelho e coluna lombar, de uma maneira geral, foram os segmentos corporais mais acometidos, e o estrato etário mais expressivo revelou-se entre indivíduos de 21 a 30 anos de idade. Espera-se que, com este estudo, os profissionais da saúde atuantes em academias de ginástica, dêem maior ênfase aos procedimentos de avaliação de indivíduos que pretendem iniciar programas de exercícios físicos, e que apresentam lesões ou restrições no sistema musculoesqulético.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM ACADEMIA DE GINÁSTICA: ANÁLISE DOS SEGMENTOS CORPORAIS MAIS ACOMETIDOS. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3011