EFEITOS DE UM PROGRAMA DE NATAÇAO, COM E SEM NADADEIRAS, NA APRENDIZAGEM DO NADO CRAWL E COMPOSIÇÃO CORPORAL DE JOVENS PORTADORES DA SINDROME DE DOWN.
Palavras-chave:
Síndrome de Down, Natação, Aprendizagem,Resumo
A obesidade é hoje uma patologia que afeta vários países, sendo considerada um risco para a saúde. Os jovens com Síndrome de Down (SD) têm maiores chances de se tornarem obesos em relação à população geral, em função das suas características físicas e cognitivas, portanto, programas de atividade física com esta população devem ser elaborados e testados para que possibilitem um maior gasto calórico diário. Objetivo deste trabalho foi analisar os efeitos de um programa de natação, com e sem nadadeiras, na aprendizagem do nado crawl e composição corporal de jovens portadores da Síndrome de Down. O grupo avaliado foi formado por 7 jovens portadores da (SD), com idade entre 15 e 32 anos que foi submetido a um programa de aula de natação com duração de três meses, com freqüência de 3 vezes por semana, com duração de 50 minutos cada e eram divididas em 5 séries de 10 minutos, sendo estes compostos por: flutuação, respiração, ritmo, equilíbrio e deslocamento. Para a análise da composição corporal foi utilizado o protocolo de Pollock (1993). Já para a análise da aprendizagem motora aplicou-se a tabela de prontidão aquática de Langendorfer e Bruya (1995). Diante das variáveis estudadas foram observadas melhoras na aprendizagem motora, entretanto, para a composição corporal nenhuma evolução foi verificada com o programa proposto.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-01-07
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
EFEITOS DE UM PROGRAMA DE NATAÇAO, COM E SEM NADADEIRAS, NA APRENDIZAGEM DO NADO CRAWL E COMPOSIÇÃO CORPORAL DE JOVENS PORTADORES DA SINDROME DE DOWN. (2011). Fiep Bulletin - Online, 81(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/301