DISFUNÇÃO DOLOROSA DE CADEIA MUSCULAR CERVICAL DE BAILARINO TRATADA POR ENFERMEIROS MEDIANTE ACUPUNTURA
Palavras-chave:
cervicalgia, analgesia por acupuntura, enfermagem.Resumo
Sob a ótica holística da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), entendemos que a ansiedade, medo, tristeza, raiva e/ou dor ocasionam desarmonias psicossomáticas no ser humano e são responsáveis por sintomas de desconforto causadores do decréscimo na qualidade de vida. A acupuntura é um tratamento da MTC, acessível e com tempo de resposta mínimo para obtenção do alívio ou cura de sintomas, principalmente sem o uso de medicações alopatas da medicina ocidental. Nesse sentido, a terapêutica utilizada leva em consideração o estilo de vida, os dois pólos Yin e Yang, a energia vital, os elementos constitutivos da pessoa, seus antecedentes pessoais e familiares. A anamnese visa diagnosticar o grau de desarmonia como deficiência, excesso, estagnação, frio, calor, interno e externo. Diante do exposto, o objetivo do estudo é verificar a resposta da intervenção da MTC no tratamento de cervicalgia de um bailarino de 52 anos atendido por enfermeiros durante um estágio de formação em acupuntura. Após anamnese, diagnosticamos como causa original a estase do Qi e ascensão do Yang do fígado tendo madeira como elemento formador do paciente. Escolhemos pontos essenciais para obtenção do alívio das dores e equilibrar o fluxo energético do paciente, a saber: EX-CP3, IG4, TA5, VB21, VB34, VB41, F3, B17, B40, B43, B57, B60, B62, R6, VG9, VG14, VG20. Os encontros ocorreram uma vez por semana, onde intercalamos eletroacupuntura, nos acupontos da posição anatômica posterior, nas sessões pares. Após 6 episódios de tratamento, conseguimos eliminar o incômodo doloroso e o uso de colar cervical. Desta forma, podemos constatar a eficácia do tratamento de cervicalgia pela intervenção da MTC considerando o contexto bio-psico-emocional do paciente para a seleção dos acupontos.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
DISFUNÇÃO DOLOROSA DE CADEIA MUSCULAR CERVICAL DE BAILARINO TRATADA POR ENFERMEIROS MEDIANTE ACUPUNTURA. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3002