A HISTÓRIA DO BOCHA PARALÍMPICO NO BRASIL E A SUA EVOLUÇÃO COMO ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO
Palavras-chave:
Bocha Paraolímpico, História do Paradesporto, Esporte de Alto RendimentoResumo
No Brasil o bocha paraolímpico foi introduzido no ano de 1995 este desporto adaptado foi apresentado por um grupo de professores de Educação Física da Associação Nacional de Desporte para Deficientes - ANDE no I Jogos Paradesportivos de Paralisados Cerebrais realizado em Mar del Plata na Argentina. A modalidade é dividida em quatro classes (BC1, BC2, BC3 e BC4). O bocha é uma atividade esportiva importante para as pessoas com deficiência, no qual buscamos maior conhecimento das mesmas enquanto esporte paraolímpico, além de melhorar a coordenação e a atenção, segundo relatos dos alunos que praticaram de diversão relaxamento é a possibilidade de participarem efetivamente de setores bem valorizados da sociedade, como os esportes, estes passam a ser valorizados pelo que realmente são independentes da sua limitação. A principal justificativa deste trabalho foi pesquisar e levar ao conhecimento da nossa sociedade a historia e o surgimento das paralimpíadas dando ênfase a bocha adaptada. Foi realizada revisão de literatura como método de pesquisa cientifica e a partir das constatações e evidencias enunciada, pretendemos auxiliar com ampliação de conhecimento sobre o jogo do bocha adaptado, e sobre o atleta classificado em todas as categorias pela Educação Física adaptada. Em termos de alto rendimento o Brasil apresenta nítidas evoluções no panorama internacional do BP, porém ainda há muito a se fazer enquanto políticas públicas de esporte e lazer relativos a esta modalidade. Esses dados denotam a relevância de investimentos para o incentivo da modalidade BP nessas regiões, implicando na gestão do paradesporto nacional.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
A HISTÓRIA DO BOCHA PARALÍMPICO NO BRASIL E A SUA EVOLUÇÃO COMO ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO. (2013). Fiep Bulletin - Online, 83(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2965