UM ESTUDO SOBRE O DEFICIENTE FÍSICO E A SATISFAÇÃO CORPORAL ATRAVÉS DA ATIVIDADE FÍSICA
Palavras-chave:
Imagem Corporal, Satisfação Corporal, Corpo, Deficiência física,Resumo
As pessoas com deficiência física, na maioria das vezes, são consideradas distantes do modelo de corpo ideal ditado pelos padrões da sociedade contemporânea, sobretudo, pelas diferenças em seu corpo, que, normalmente, não são aceitas como ideais. Constantemente, percebemos que algumas pessoas com deficiência física são excluídas do convívio social por não se enquadrarem no estereótipo do corpo perfeito. Isto pode provocar alterações em sua imagem corporal, já que esta, como afirma Tavares (2003), é a representação mental da identidade corporal e é influenciada por aspectos fisiológicos, sociológicos e emocionais. O objetivo deste estudo foi verificar se a pratica da atividade física influencia o nível de satisfação da imagem corporal das pessoas com deficiência física. Foram avaliados 8 indivíduos do sexo masculino, com deficiência física, residentes na cidade de Juiz de Fora / MG. Todos relataram que são praticantes de atividade física com média semanal de 2,63 (± 1,598). A média de idade dos avaliados é de 30,63 (± 9,303). Por fim, pode-se perceber que, embora a insatisfação com o corpo tenha se mostrado recorrente neste estudo, a atividade física é apontada pela maioria dos participantes como um fator preponderante no desenvolvimento da satisfação com a imagem corporal. Segundo Tavares (2007) a educação física pode ser uma das possibilidades para o desenvolvimento pleno da imagem corporal. Ela pode ser enfatizada por meio do lazer, do jogo, da dança, da recreação, das artes corporais em geral, bem como o exercício da descoberta e busca de aceitação e superação de limites.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-01-07
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
UM ESTUDO SOBRE O DEFICIENTE FÍSICO E A SATISFAÇÃO CORPORAL ATRAVÉS DA ATIVIDADE FÍSICA. (2011). Fiep Bulletin - Online, 81(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/296