EFEITO DA ADMINISTRAÇÃO PROFILÁTICA DE IBUPROFENO NA PERFORMANCE DE NADADORES FUNDISTAS EM TESTES DE 1500M
Palavras-chave:
Natação, Endurance, Ibruprofeno, Fadiga, PerformanceResumo
Os antiinflamatórios não-esteróides (AINEs) são utilizados sem prescrição médica e de forma abusiva por não-atletas e atletas de diversas modalidades. O objetivo deste trabalho foi verificar o efeito do uso profilático de Ibuprofeno sobre o desempenho de nadadores fundistas. Em piscina de 25 metros, 9 nadadores masculinos (17,7±2,6 anos, 74,3±5,3 quilos, 180,2 ±7,5 cm, 6,4±2,6 % de gordura e 6,3±2,1 anos de treinamento), realizaram dois testes máximos de 1500 metros com intervalo de sete dias, uma hora após administração oral de 1,2gr de Ibuprofeno ou placebo (ensaio clínico, randomizado e duplo-cego). Padronizou-se treinamento e alimentação prévia ao teste. Foi registrado o tempo total em cada situação, a concentração de lactato sanguíneo antes e 1 minuto após o exercício pós exercício, velocidade parcial a cada 50m, comprimento e frequência de braçada. Teste T de Student foi utilizado para comparar os tratamentos no pacote estatístico SPSS 15.0. O nível de significância adotado foi de p?0.05. Diferença significativa (p=0.02) foi verificada tanto no tempo total das 2 situações (1500pla=19min10seg±50seg e 1500Ibu=18min48seg±40seg), quanto na concentração de lactato (pla=5,1±2,2 e Ibu=6,3±2,2. p=0.04). Não foi observada diferença significativa entre os as variáveis biomecânicas de nado. A partir do tempo total de prova e concentração de lactato superiores na situação Ibuprofeno, consideramos a possibilidade de efeito ergogênico a partir do efeito analgésico do fármaco em questão.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
EFEITO DA ADMINISTRAÇÃO PROFILÁTICA DE IBUPROFENO NA PERFORMANCE DE NADADORES FUNDISTAS EM TESTES DE 1500M. (2013). Fiep Bulletin - Online, 83(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2927