A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PROMOÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA
Palavras-chave:
Educação física escolar, saúde pública, promoção da saúde.Resumo
A Educação Física Escolar (EFE) tem sido exaustivamente alvo de discussões quanto ao seu papel social, a fim de respaldar sua obrigatoriedade enquanto matéria letiva e sua importância na sociedade. Pesquisadores da área educacional, como Armstrong e Sleap apud Maitino (1998), admitem que a escola, através da Educação Física, tem um papel importante a desempenhar, considerando que a Educação Física trabalha o movimento humano, fator importante no processo de aquisição e manutenção da saúde. O objetivo do presente artigo é estimular a reflexão de como a EFE pode influenciar e trazer benefícios à saúde da população. A metodologia utilizada no presente estudo foi uma pesquisa bibliográfica, de natureza descritiva, elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros e artigos de periódicos que abordam as questões e relações entre a Promoção da Saúde e a Educação Física Escolar. Foi possível verificar, através do presente estudo, a forte relação entre a inatividade física na infância e adolescência e o sedentarismo na vida adulta, e essa afinidade nos preocupa por conta de doenças que podem vir a surgir em função da falta da prática de atividades física. É importante a compreensão de que a saúde se adquire mediante modificações nos hábitos e atitudes diárias do estilo de vida da criança e do adolescente, uma vez que os hábitos relativos à promoção da saúde devem ser cultivados ao longo da vida e não apenas utilizados para um determinado fim momentâneo. Concluímos assim a relevância da Educação Física Escolar na promoção da saúde, que se entende para além dos muros físicos e etários da escola, fazendo de si um instrumento de grande valia social..Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PROMOÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA. (2013). Fiep Bulletin - Online, 83(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2909