A PSICOMOTRICIDADE EM ESCOLARES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VERIFICADA ATRAVÉS DA IDADE MOTORA X IDADE CRONOLÓGICA
Palavras-chave:
psicomotricidade, idade motora, desenvolvimento motorResumo
Este artigo, fruto de um projeto de iniciação científica - PIC/FISJT buscou investigar se a idade cronológica correspondia a idade motora em crianças ingressantes de duas escolas – uma da rede pública estadual e outra da rede privada no ensino fundamental, aproximando as duas realidades. Utilizou-se como instrumento de coleta uma bateria de testes da Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), proposta por Rosa Neto (2002), que abrange sete dimensões da motricidade humana: motricidade fina (IM1), motricidade global (IM2), equilíbrio (IM3), esquema corporal (IM4), organização espacial (IM5), organização temporal (IM6), e lateralidade (este último apresenta metodologia diferenciada e não foi utilizado no estudo). Cada teste contém cinco tarefas que vão, progressivamente se tornando mais complexas, com pontuação expressa em meses, para determinar a idade motora. Concluiu-se no estudo que os valores finais do quociente motor, das idades motoras e a correspondente categoria de diagnóstico nos escolares apresentaram defasagem entre a idade motora (IM) e idade cronológica (IC) de seis anos permitindo classificar as habilidades analisadas na escola da rede pública em padrões: muito inferior, inferior, normal médio e normal baixo. Na rede privada: normal baixo, normal médio, inferior e muito inferior. Houve uma defasagem maior na escola da rede pública, provavelmente devido à falta de estimulação das crianças pelos docentes, pois nesta rede não existe professor de Educação Física que trabalhe com os alunos, sendo os mesmos atendidos pela professora pedagoga, ao contrário da escola da rede privada onde atua um professor especialista.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
A PSICOMOTRICIDADE EM ESCOLARES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VERIFICADA ATRAVÉS DA IDADE MOTORA X IDADE CRONOLÓGICA. (2013). Fiep Bulletin - Online, 83(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2890