ANÁLISE DO CONFORTO TÉRMICO EM UMA ACADEMIA DE ATIVIDADES FÍSICAS: UM ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
Academia, Conforto Térmico, Atividade Física.Resumo
As academias tornaram-se uma opção nos centros urbanos que oferecem em um mesmo espaço físico equipamentos para exercitar todo o corpo, além de atividades aeróbicas, artes marciais e outros serviços, sendo procurada por homens e mulheres de várias idades, estimulando a prática de atividades físicas, o que possui influência direta no estilo de vida de adultos. Devido ao nível de atividade física executada nesses locais, a taxa metabólica dos usuários é considerada moderada, o que gera calor internamente a uma taxa de 165 W/m². Essa condição metabólica aliada a um ambiente inadequado termicamente pode gerar consequências fisiológicas nos usuários da academia, como hipertermia, tontura, desidratação, doenças de pele, psiconeuroses, cataratas, desfalecimento por hipovolemia ou déficit de sódio, náusea, irritabilidade e sonolência. Este trabalho buscou avaliar o ambiente da academia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa, através do ponto de vista térmico, e aplicando o método do Voto Médio Estimado (PMV), normalizado pela ISO 7730 (2005). Os resultados obtidos demonstraram que todas as áreas da academia encontram-se inadequadas do ponto de vista térmico, de modo que foram obtidos valores de PMV variando entre 2,3 e 2,8, o que de acordo com a escala de sensação térmica, são caracterizadas entre “Quente” e “Muito Quente”. Ao fim de suas atividades, os usuários da academia foram convidados a responderem um questionário referente ao ambiente da academia, e a conclusão obtida foi de que 82,14% dos usuários desejam que a temperatura seja reduzida, para que possam executar suas atividades físicas de maneira confortável do ponto de vista térmico.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ANÁLISE DO CONFORTO TÉRMICO EM UMA ACADEMIA DE ATIVIDADES FÍSICAS: UM ESTUDO DE CASO. (2013). Fiep Bulletin - Online, 83(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2862