RELAÇÕES ENTRE CORPO E MÍDIA NA CONSTRUÇÃO DA AUTOIMAGEM DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
corpo, infância e mídia.Resumo
O presente estudo visa analisar aspectos da construção da autoimagem em estudantes com idade média de 10 anos, buscando estabelecer relações entre as representações de corpo e a influência de um padrão circulante nas diferentes mídias, em particular nas revistas. A pesquisa, de natureza qualitativa, caracteriza-se como pesquisa ação: através da intervenção dos pesquisadores com a comunidade pretende-se ampliar o olhar e o nível de conhecimento sobre os fenômenos estudados. Entendemos o corpo como síntese do sujeito, produzido e significado a partir do simbolismo presente em uma sociedade, desta forma, o corpo cristaliza o imaginário social, provocando as práticas e as análises que continuam a explicar sua legitimidade, a provar de maneira incontestável sua realidade (LE BRETON, 2009). Partindo desta premissa, pretende-se promover uma compreensão crítica sobre a construção desta corporeidade na infância. A amostra deste estudo foi composta por 27 alunos, entre meninos e meninas, do quinto ano do ensino fundamental de uma escola pública do município do Rio de Janeiro. O material analisado foi produzido a partir de uma dinâmica em que se propôs às crianças que escolhessem, entre revistas de diferentes estilos, uma imagem em que elas identificassem semelhanças consigo ou que elas gostariam de ser. As escolhas nos apontam as projeções do grupo em torno de um ideal, em detrimento de traços de identificação com a realidade corporal. A projeção das crianças acompanha o modelo de beleza e juventude hegemônico nas revistas, apresentando-se para os meninos com um perfil atlético e para as meninas em mulheres magras, em ambos os casos de pele branca. O silenciamento de traços distintivos da aparência corporal característicos do grupo foi um dos aspectos mais relevantes observados que reforçam o discurso imagético hegemônico que circula nas mídias e a inculcação destes no imaginário social.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
RELAÇÕES ENTRE CORPO E MÍDIA NA CONSTRUÇÃO DA AUTOIMAGEM DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. (2013). Fiep Bulletin - Online, 83(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2848