DANÇA: UMA ARTE E UM MODO DE CUIDAR DO CORPO
Palavras-chave:
Dança, Corpo, CuidadoResumo
Uma das marcas do homem na contemporaneidade é buscar incessantemente formas de cuidar do corpo. Deseja-se um corpo sarado, um corpo saudável, um corpo socialmente apresentável. A procura pelas academias, os exercícios físicos acompanhados por profissionais ou não, uma alimentação mais adequada têm se constituído em constantes desafios para lograr tais objetivos. O presente artigo objetiva apresentar a dança, uma arte tão antiga e tão moderna, como forma de cuidar do corpo. Dentre tantas possibilidades de danças presentes na cultura brasileira em função da sua diversidade cultural, abordamos aqui o samba e o jongo, como duas expressões vinculadas às raízes africanas, realçando suas particulares contribuições no desenvolvimento da arte de cuidar do corpo. A pesquisa é de natureza bibliográfica conjugada com vivências cotidianas; e os resultados demonstram que o samba e o jongo, como artes de cuidar do corpo, ainda são pouco utilizados no âmbito do processo educacional nas escolas brasileiras, principalmente na educação física.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
DANÇA: UMA ARTE E UM MODO DE CUIDAR DO CORPO. (2013). Fiep Bulletin - Online, 83(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2833