LOMBALGIA CRÔNICA: CORRELAÇÃO ENTRE CINESIOFOBIA E INCAPACIDADE
Palavras-chave:
Dor lombar, incapacidade funcional, TC6Resumo
Introdução: A lombalgia tem alta prevalência, etiologia multidimensional e tem importante impacto negativo, tanto no âmbito físico, social e psicológico. Objetivo: Correlacionar o nível de incapacidade e de cinesiofobia controlado pelo desempenho no teste de caminhada de seis minutos (TC6). Metodologia: Participaram deste estudo 12 sujeitos lombálgicos crônicos, sendo quatro homens e oito mulheres com idade entre 28 e 59 anos. Os níveis de cinesiofobia foram avaliados pela Escala de Tampa de Cinesiofobia. A incapacidade funcional foi verificada pelo Índice de Incapacidade de Oswestry. A capacidade funcional foi avaliada pelo teste de caminhada de seis minutos (TC6). As correlações foram feitas pelo teste de correlação parcial, controlada pelo TC6. Resultados: Não houve correlação entre os níveis de incapacidade e cinesiofobia (correlação parcial controlada pelo desempenho no TC6= 0,479; p= 0,105). Conclusão: Não foram observadas correlações entre os níveis de cinesiofobia e de incapacidade. A correlação não se alterou quando controlada pelo TC6.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
LOMBALGIA CRÔNICA: CORRELAÇÃO ENTRE CINESIOFOBIA E INCAPACIDADE. (2013). Fiep Bulletin - Online, 83(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2826