PACIENTES CRÍTICOS E ATIVIDADE AERÓBICA: UMA ANÁLISE DAS VARIÁVEIS HEMODINÂMICAS
Palavras-chave:
Unidades de Terapia Intensiva, Hemodinâmica, ExercícioResumo
O imobilismo imposto aos pacientes críticos, em unidades de terapia intensiva (UTI), reduz a resistência e força muscular, compromete a irrigação sanguínea, desenvolve fraqueza generalizada, resultando em má qualidade do movimento formação de edema de membros inferiores e comprometimento do desmame da ventilação. Como alternativa de prevenção e tratamento dessas doenças neuromusculares a fisioterapia tem sido defendida através de programas de mobilização precoce do paciente crítico. OBJETIVO: avaliar as respostas das variáveis hemodinâmicas e volumetria de membros inferiores (MMIIs) em pacientes críticos submetidos à treinamento físico dentro da UTI METODOLOGIA: Pesquisa qualitativa, do tipo estudo de casos, amostragem de conveniência composta por 02 pacientes críticos em UTI. O treinamento físico foi composto por 5 sessões de exercício aeróbico de MMIIs por 20 minutos. As variáveis analisadas foram: pressão arterial (PA), freqüência cardíaca (FC), freqüência respiratória (FR), saturação periférica de oxigênio (SpO2), balanço hídrico e volumetria de MMIIs. RESULTADOS: O balanço hídrico e a volumetria de MMIIs apresentaram associação positiva, independente da formação de edema nos MMIIs; FC e FR caracterizaram-se de forma prevista em sujeitos saudáveis e SpO2 manteve-se estável. PAS e PAD caracterizaram-se de forma divergente entre os pacientes, principalmente a PAD durante todo o exercício aeróbico. CONSIDERAÇÕES FINAIS O treinamento físico em pacientes de UTI parece não alterar de forma expressiva as variáveis hemodinâmicas. A fragilidade do n amostral neste estudo é um dado importante e mesmo mostrando-se como terapêutica segura á atividade aeróbica em pacientes críticos carece de maiores investigações.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
PACIENTES CRÍTICOS E ATIVIDADE AERÓBICA: UMA ANÁLISE DAS VARIÁVEIS HEMODINÂMICAS. (2013). Fiep Bulletin - Online, 83(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2765