ESTUDO COMPARATIVO EM PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE DANÇA EM INDIVÍDUOS COM SÍNDROME DE DOWN
Palavras-chave:
dança, Síndrome de Down, Avaliação MotoraResumo
Os estudos sobre o comportamento motor das pessoas com Síndrome de Down – SD - ainda são poucos, apresentando, portanto modestas fontes de auxilio e esclarecimento, entretanto o termo atraso de desenvolvimento, dado as diferenças que podem ser notadas no desenvolvimento motor com pessoas com SD se comparadas com crianças sem essa síndrome é inadequado, pois o que se apresenta na verdade são desvios de desenvolvimento e não atrasos. Desse forma, o objetivo deste trabalho foi identificar os benefícios da dança para a coordenação motora na criança com Síndrome de Down. Trata-se de um estudo de caso, exploratório descritivo de natureza quantitativa com pesquisa de campo no qual foram selecionados dois sujeitos com SD de grau leve e moderado para uma avaliação da aplicação do teste avaliação motora de acordo com Rosa Neto (2002), bem como a aplicação de um modelo de entrevista qualitativa semi estruturado aplicado com a mãe do aluno praticante de dança e um formulário de pesquisa quantitativa para o professor. A avaliação apontou os seguintes resultados: quanto à coordenação motora fina, ambos os jovens obtiveram 66,6%; quanto a coordenação motora global: não praticante 16,6% e praticante de dança 33,3%; quanto ao equilíbrio não praticante 16,6% e praticante 33,3%; quanto ao esquema corporal não praticante 50% e praticante de dança 66,6% e quanto a organização espacial não praticante 66,6 e praticante 83,3% dos participantes obtiveram sucesso nos testes.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ESTUDO COMPARATIVO EM PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE DANÇA EM INDIVÍDUOS COM SÍNDROME DE DOWN. (2013). Fiep Bulletin - Online, 83(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2763